quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

5 Dicas para ter cabelos lindos!

       
           
             Que mulher não sonha em ter cabelos macios, brilhosos, saudáveis e bonitos? Porem com a correria do dia a dia acabam deixando de cuidados básicos de lado, e o cabelo, tadinho, acaba ficando sem vida, opaco e quebradiços. Para ajudar você virtuosa, que quer ficar sempre linda mas não disponibiliza de muito tempo ou dinheiro, separei 5 dicas básicas que vão mudar seu cabelo.

DICA N°1:  Começando pela lavagem correta. 

  • Principalmente para quem não tem costume de estar sempre cuidando dos cabelos, a lavagem correta é importantíssimo, a começar pela escolha do shampoo. Deve-se ter dois tipos de shampoo, um shampoo hidratante ( costuma ser branco ou translucido) para ajudar na hidratação,  e um shampoo transparente ( limpeza profunda ) para remover o acesso de produtos que acumulam no cabelo ao longo da semana (creme de pentear, leave in, gel, e etc.). O ideal é usar o shampoo hidratante ao longo da semana e uma vez na semana usar o de limpeza. O ideal é lavar os cabelos dia sim dia não. 
  • A função do shampoo é limpar, mas muitas vezes ele acaba retirando ressecando os cabelos, principalmente as pontas, para evitar que isso ocorra é necessário usar um pré-shampoo, que deve ser aplicado apenas nas pontas onde geralmente é mais ressecado e fragil. Pode ser um óleo como o Super óleo 8 da Loreal, um pré-shampoo como da Boticário ou até mesmo uma creme de hidratação baratinho. 
DICA N°2:  Evitando o "efeito-travesseiro".
É muito chato este tal "efeito-travesseiro", você dorme com o cabelo comportado, macio e hidratado e acorda com ele todo esquisito, seco, sem brilho. Isso acontece por que as fronhas tradicionais de algodão sugam durante a noite toda a água(hidratação) do cabelo, alem da fricção que o cabelo sofre durante a noite. Para evitar isso uma dica simples é trocar sua fronha por uma fronha de seda ou cetim, e problema resolvido. Usar um creme de hidratação noturna ou um óleo de argan antes de se deitar também irá ajudar.

DICA N°3:  Hidratação, Nutrição e Reconstrução. 

Lavar os cabelos apenas com shampoo e condicionador podem não ser o suficiente, principalmente se você faz uso de alguma química ( progressivas, relaxamentos, colorações, descoloração e etc). O ideal é seguir um cronograma de tratamento para suprir as necessidades básicas do seu cabelo que são elas:
  • HIDRATAÇÃO: A hidratação nada mais é do que a reposição de água. Na hidratação vamos repor água com ajuda de vitaminas e extratos vegetais.                                                                                 


  • NUTRIÇÃO: A nutrição é a reposição lipídica, ou seja, reposição de óleos, lipídeos, e gordura. Usando ceramidas, óleos e manteigas. 


  • RECONSTRUÇÃO: A reconstrução serve para dar força aos cabelos, através de queratina, cistina, arginina e colageno.



DICA N°4:  Vinagre de Maça

Não, você não leu errado, é vinagre de maçã mesmo, deste que você usa pra temperar a salada. Devido a acidez do vinagre regula o PH do cabelo, fecha as cutículas e deixa um brilho lindo. Tem que ser de maçã pois este não contem álcool que resseca os cabelos.  Lave os cabelos normalmente e no ultimo enxague antes de desligar o chuveiro jogue um copo de vinagre diluído em água fria ( 10 ml de vinagre para cada 100 ml de água ).

DICA N°5:  Azeite de oliva extra virgem ( ou outros óleos virgens)

Óleos puros trazem grandes vantagens para os cabelos e a umectação pode ser feita até uma vez por semana. No dia que for lavar o cabelo passe o óleo escolhido por todo o cabelo ( evite a raiz se o seu for oleoso), deixe agir por pelo menos 3 horas e depois lave normalmente. Se preferir pode dormir com o óleo no cabelo e lavar de manha ao acordar. 
Pode ser qualquer óleo ou manteiga, contanto que seja puro, virgem. O azeite de oliva extra virgem costuma ser o mais fácil de se achar, pois tem em qualquer supermercado, mas também indico óleo de coco, de rícino, de abacate e etc.


Espero que tenham gostado das dicas!
Um forte abraço Virtuosas! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário